Editais do Ciência sem Fronteiras para 5 países serão abertos na terça
Chamadas são para viagem ao Canadá, Alemanha, EUA, Hungria e Japão.
As inscrições começam em 4 de junho e vão até 8 de julho, diz MEC.
O Programa Ciência sem Fronteiras, que dá bolsas de estudo para universitários fazerem parte do curso em outros países, vai abrir na próxima terça-feira (4) as inscrições para cinco países. Vão participar dos próximos editais universidades do Canadá, Alemanha, Estados Unidos, Hungria e Japão. As inscrições vão até o dia 8 de julho e o período da viagem deve começar em meados de 2014.
Poderão participar estudantes de graduação que estejam no período do curso indicado nos editais e tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer ano após 2009, com nota mínima de 600 pontos.
Além disso, cada edital tem seus próprios requisitos, incluindo notas mínimas em exames de proficiência em idiomas estrangeiros. Por isso, os candidatos devem verificar os detalhes dos editais que serão divulgados na semana que vem no site do programa.
Sobre o programa
O Ciência sem Fronteiras foi lançado em 2012 e pretende enviar, até 2015, 100 mil universitários para cursar parte do ensino superior no exterior. seleciona os estudantes com base no histórico escolar e na nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Os selecionados têm ajuda financeira para pagar o curso, as despesas da viagem, alimentação e hospedagem.
O foco são as áreas de ciências exatas, biomédicas, tecnológicas ou da área de energia, em cursos como engenharia, química, física, computação, tecnologia da informação, medicina, biotecnologia e desenho industrial, entre outros.
Abaixo segue videos com depoimentos de alunos que conseguiram bolsas do projeto Ciência sem fronteiras.