Unicamp não terá mais lista de livros integrada com a Fuvest
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou nesta quarta-feira (30) a lista de livros para os vestibulares a partir de 2016. A novidade é que a instituição apresentará um programa próprio de leituras. Há oito vestibulares a lista de obras era unificada com a da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular).
A renovação das obras que compõem a lista será sempre parcial, e deve acontecer anualmente. Para o vestibular 2015, que ocorre ainda este ano, a lista unificada com a Fuvest está mantida -- os livros são os mesmos do vestibular 2013 e 2014.
A lista própria será composta de obras de diferentes gêneros e extensões, podendo incluir romances, coletâneas de poemas e peças teatrais, mas também textos curtos, como contos, crônicas, peças de oratória ou de crítica.
Em nota, a assessoria da Unicamp afirma ainda que, além dos autores consagrados, a seleção contemplará a produção literária mais recente e incluirá autores africanos de língua portuguesa.
Confira a seguir lista de obras para os vestibulares da Unicamp, a partir de 2016. Ela conta com doze indicações ao invés de nove, como acontecia nos anos anteriores. Seis obras da lista atual foram mantidas.
Poesia:
- Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do Mundo.
- Luís de Camões, Sonetos.
Contos:
- Clarice Lispector, "Amor", do livro Laços de Família.
- Guimarães Rosa, "A hora e a vez de Augusto Matraga", do livro Sagarana.
- Monteiro Lobato, "Negrinha", do livro Negrinha.
Teatro:
- Osman Lins, Lisbela e o prisioneiro.
Romance:
- Almeida Garret, Viagens na Minha Terra.
- Aluísio Azevedo, O cortiço.
- Jorge Amado, Capitães da Areia.
- José de Alencar, Til.
- Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas.
- Mia Couto, Terra Sonâmbula.
Os sonetos selecionados de Camões poderão ser disponibilizados em arquivo do tipo PDF na página da Comvest.