Universidade de Coimbra usará nota do Enem para seleção de brasileiros
Pela primeira vez, a Universidade de Coimbra adotará a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para a seleção de candidatos brasileiros.
A tradicional instituição portuguesa informa, em sua página, que os estudantes brasileiros interessados em fazer toda a graduação na universidade poderão usar as notas obtidas nos exames de 2011, 2012 ou 2013 para sua candidatura.
As notas das provas e da redação terão pesos diferentes conforme o curso escolhido pelo aluno. A instituição oferece cursos como direito, economia e biologia. A mensalidade é de R$ 2.168 (700 euros), segundo o site.
Segundo o vice-reitor da Universidade de Coimbra, Joaquim Ramos de Carvalho, o Enem tem padrão elevado de qualidade e a medida deve facilitar a mobilidade de estudantes brasileiros. "O Enem já é o exame de acesso de várias boas universidades brasileiras e avaliamos que também serviria de qualificação para nossos candidatos", afirma. De acordo com o MEC, não há outras universidades estrangeiras que usam o Enem como parte do processo seletivo.
História
Fundada em 1290, a instituição foi considerada em 2013 Patrimônio Mundial da Unesco. Apesar de sua tradição, a Universidade de Coimbra ficou com o 385º lugar do ranking internacional QS World de 2012 - abaixo da USP (Universidade de São Paulo), a primeira no ranking latino-americano daquele ano.
Atualmente 2.059 alunos do Brasil estudam na instituição de Coimbra. Em novembro de 2013, brasileiros que estudavam em Coimbra denunciaram casos de discriminação e xenofobia.
Enem
Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio é usado para selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
Também pode ser utilizado para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino superior, por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos) ou para obter financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Este ano, o Enem deve ser realizados nos dias 8 e 9 de novembro.